segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PARTICIPAÇÃO NA RODA DE CONVERSA: RELIGIÃO E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - REJU/SP (16/03/2013)

Até que um dia ela ganhou o livro “O poder da mulher que ora” – uma ferramenta que proporcionou mais poder para resistir àquela violência. “[o livro] tem me ajudado tanto, estou ficando mais calma; inclusive, o pastor disse que ele é bom”, afirmava a mulher que vivia com a violência cometida pelo seu marido. Diante disto, o que a pastora vai dizer? – Rev. Metodista Lídia Maria de Lima.

Pastoras, reverendas, religiosas e militantes responderam a essa pergunta desconstruindo o discurso sagrado que legitima a aceitação da violência durante a “Roda de Conversa: religião e violência contra as mulheres”, que aconteceu no no dia 16 de março, na capital paulista. O evento, mais uma ação da Campanha “O amor lança fora todo medo,” foi realizado por KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, em parceria com REJU (Rede Ecumênica da Juventude) e Paróquia da Santíssima Trindade.



A apresentação comovente do Coletivo Trajetórias Feministas da UNESP marcou o início das falas das participantes. Vestidas de branco e com baldes de água na cabeça, quatro mulheres entraram na roda cantando “Lata d’água”. Um silêncio profundo tomou conta do salão da Paróquia da Santíssima Trindade, talvez porque a referência remetia ao sentimento de servidão que submeteu mulheres durante décadas ou apenas o ato de sentar e assistir esta cena traz imbuído um conformismo habitual.     

16/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário